RESENHA + SORTEIO | Raposas – Contos populares orientais, Lua Bueno Cyríaco

Raposas – Contos populares orientais
Autor: Lua Bueno Cyríaco
Editora: Independente. Amazon
Ano: 2017
Sinopse:

Nesta pequena coletânea de contos populares, quatro histórias de raposas, animais maravilhosos capazes de modificar suas formas e de inúmeros ardis para lidar com os humanos, que algumas vezes podem ser suas vítimas ou aliados.

kuzunoha - histórias de raposas
ilustração de Lua Bueno Cyríaco, em homenagem ao Ukyio-e “Kuzunoha” de Utagawa Kinuyoshi (c. 1843-5)

Eu gosto de livros que nos façam sair da zona de conforto, e eles podem se apresentar de várias maneiras, sejam por temas diferentes, ou por uma escrita diferenciada. No caso, Raposas – Contos populares orientais, traduzido pela Lua Bueno Cyríaco, se fez surpreendente para mim justamente por tratar de contos de uma cultura que tenho tão pouco conhecimento e contato como a cultura oriental.

Acho que não podemos falar da obra sem falar das imagens incríveis que ajudam a compor o clima místico da história e já nos dão uma prévia, instigando a pensar sobre como as raposas, figura central da obra, serão retratadas. Lua com sua tradução já me chamou a atenção e conquistou com sua introdução, conforme mencionei nas Primeiras Impressões, que explica e dá contexto sobre a figura da raposa, seus significados e como nesses contos se diferenciam das nossas fábulas ocidentais, como Esopo e La Fontaine. A principal diferença que é apresentada é o fato de que no oriente, as raposas não são apenas animais que pensam ou agem como seres humanos, elas também são capazes de assumir forma humana (e de outros animais), o que influencia muito na cultura desses povos, sendo a raposa um ser envolto de magia.

Mas essa forma de se misturar é muito mais complexa de que podemos compreender: a raposa muda a forma para enganar, e, ao mesmo tempo, ela não deixa de ser raposa. A natureza do animal não muda e ele não pode facilmente ser classificada como bom ou mau, o que de cara já contraria oque estamos acostumados, como o maniqueísmo ocidental.

O diferencial também consiste no fato da Lua nos apresentar a raposa sobre a ótica de locais diferentes do mundo oriental. A raposa japonesa, Kitsune, a raposa Ainu (povo autóctone do norte do Japão) Chirounpe, a raposa chinesa Huli Jing e a raposa coreana Gumiho.

kitsune - histórias de raposas
“O lamento da raposa” ukiyo-e de Tsukioka Yoshitoshi (1886)

Kitsune, a raposa japonesa, é a primeira história apresentada e o elemento central é o capuz verde que possui um poder relativamente simples: o de entender a linguagem dos pássaros. Porém, mesmo com essa relativa simplicidade do poder, é possível retirar lições importantes da história e começar entender qual a importância da raposa para a cultura japonesa.

No próximo conto, a raposa exposta é a Chirounpe, um conto em que para contrariar todas as nossas expectativas de que a raposa é o mais esperto de todos os seres, ela é enganada por um homem, nos mostrando a capacidade humana, não só de enganar, mas também de tirar vantagens das mais diversas situações.

No conto da raposa chinesa, Huli Jing, o tema abordado é vingança e sobre como o mal que fazemos facilmente volta para gente. E por fim no último conto, uma história um tanto trágica é apresentada e nos mostra o perigo da raposa.

Portanto, Raposas – Contos populares orientais é uma boa pedida para quem quer uma leitura leve, diferente da que estamos acostumados, que de forma leve nos ensina sobre uma cultura diferente. Sem dúvida o trabalho de tradução da Lua, é simplesmente incrível e consegue manter a mensagem clara, de forma fluída e agradável.

Boa leitura!



Para os leitores do blog, a autora nos enviou para sorteio um marcador de tecido e uma edição limitada e exclusiva do livro impresso, ambos artesanais e exclusivo da Lunares. Para concorrer ao sorteio, basta comentar aqui neste post, o sorteio ocorrerá um mês após a publicação deste post.

 E para quem quiser conhecer o livro, ele está disponível na Amazon, e a Lua vai deixar por R$1,99 somente hoje e amanhã! Quem tem Kindle Unlimited pode ler de graça (hehe) :)).
Facebook Comments

26 comentários em “RESENHA + SORTEIO | Raposas – Contos populares orientais, Lua Bueno Cyríaco

  • 29 de maio de 2018 em 13:43
    Permalink

    Quero participar do sorteioo ♡

    Resposta
  • 29 de maio de 2018 em 15:38
    Permalink

    Quero muito o livro, achei incrível a arte e ideia da coletânea! 💗🌸 quero participar do sorteio

    Resposta
  • 29 de maio de 2018 em 19:37
    Permalink

    Que bacana, Lua! Quero concorrer! Ganhando ou não, quero deixar meus parabéns à sua iniciativa, é muito bacana essa movimentação do meio literário! Parabéns e sucesso sempre!

    Resposta
  • 29 de maio de 2018 em 20:32
    Permalink

    Quero participar do sorteio!

    Resposta
  • 29 de maio de 2018 em 21:14
    Permalink

    Lua
    Vc nasceu para isso
    Adoro sua determinação
    Parabéns garota
    Muito sucesso
    Bjs

    Resposta
  • 30 de maio de 2018 em 00:41
    Permalink

    quero participar do sorteio! <3

    Resposta
  • 1 de julho de 2018 em 22:49
    Permalink

    Que lindo! Quero concorrer <3 vou comprar um digital na Amazon tb.

    Resposta
    • 1 de julho de 2018 em 23:39
      Permalink

      ohnoes Michael! que grande pena que você chegou depois do sorteio (fizemos ontem), mas olha ficamos no aguardo de suas impressões sobre o livro hein? vem aqui contar pra gente o que você achou!

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: