PRIMEIRAS IMPRESSÕES + SORTEIO | Raposas – Contos Populares Orientais

Confesso que Raposas – Contos Populares Orientais, organizados pela Lua Bueno Cyríaco, foi uma caixinha de surpresas por vários motivos. Primeiro, porque de cara já me tira da minha zona de conforto, já que não estou acostumada nem a ler contos, nem a ler sobre a cultura oriental em si. Então, a história já tinha todos os elementos para que eu a achasse surpreendente.

A obra gira  em torno da figura mística da raposa: ela imediatamente difere dos contos e histórias que nós, do lado ocidental, fomos acostumados por conta das fábulas de Esopo e La Fontaine. Para a cultura oriental, a raposa toma uma gigantesca gama de ressignificados, pois ela deixa de ser apenas um animal símbolo da esperteza que toma algumas características humanas para si, isto é, como um animal que possui linguagem, mas pensa como um animal. Na terra do sol nascente, a raposa muitas vezes se antropomorfiza, se torna uma figura humana: Além do pensar e falar, a raposa se torna humanoide para ludibriar seus interlocutores, escondendo seu rosto e pelagem.

A autora reuniu histórias típicas em que a raposa é capaz de se tornar um ser humano, tendo como base quatro culturas que mais possuem esse tipo de conto popular. No Japão com a Kitsune, com o povo Ainu e a raposa Chirounpe, com a figura da Huli Jing, de origem chinesa ou com raposa coreana Gumiho. Desse modo, a obra descreve cada um desses contos de forma leve e fluída, o que torna uma leitura suave e prazerosa . Não menos importante, há o bônus maravilhoso de imagens incríveis acompanhando cada história.  Talvez o único defeito esteja no passar e fluir tão rápido que acaba deixando um gostinho de quero mais. É uma boa pedida para todos os públicos, amantes ou não de cultura oriental.brinde raposas 1

Para os leitores do blog, a autora nos deu alguns mimos: um caderninho de notas e um marcador de tecido, ambos artesanais e exclusivo da Lunares. Para concorrer ao sorteio, basta comentar aqui neste post, o resultado sai em duas semanas.

E para quem quiser conhecer o livro, ele está disponível na Amazon, e a Lua vai deixar por R$1,99 somente hoje e amanhã! Quem tem Kindle Unlimited pode ler de graça (hehe) :)).

Facebook Comments

13 comentários em “PRIMEIRAS IMPRESSÕES + SORTEIO | Raposas – Contos Populares Orientais

  • 15 de maio de 2018 em 16:41
    Permalink

    Adorei a capa! Fiquei muito curiosa sobre raposas depois que assisti Teen Wolf e pesquisei algumas lendas. Fiquei encantada com a diversidade e a riqueza da cultura oriental. Com certeza é um livro que vou querer ler!!

    Resposta
    • 16 de maio de 2018 em 16:25
      Permalink

      huuuuh, tem raposas nesse seriado? (eu já ouvi falar do seriado, mas não o assisti) fiquei curiosa agora hahaha… ah, aproveita que esse precinho é promocional até o fim de hoje! espero que concorra ao mimo (eu adoro esse marcador de raposinha, é mto fofo!)
      e outra coisa, ao ler, vem trocar ideia comigo, vou adorar saber suas impressões

      Resposta
    • 16 de maio de 2018 em 16:26
      Permalink

      oi Fabinho, obrigada! essa é uma pintura do século XVIII se não me engano, o nome dela é Kyuubi no kitsune. é uma xilo.

      Resposta
  • 16 de maio de 2018 em 16:22
    Permalink

    Sou suspeito pra falar já que adoro a mitologia japonesa e adoro ainda mais raposas de um modo geral.
    Gostei bastante da capa e tô logando na Amazon pra adquirir o meu.

    Resposta
    • 16 de maio de 2018 em 17:23
      Permalink

      ahh que legal!! você é da UnB, certo? vem trocar ideia comigo depois <3

      Resposta
  • 16 de maio de 2018 em 16:23
    Permalink

    Tha, fico feliz que tenha sido uma portinha pra vc conhecer mais da cultura oriental, que é mesmo encantadora! <3

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: