DICAS | Monteiro Lobato – Dia Nacional do Livro Infantil


Texto de Fernanda Scheffler. 

Dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil e 135 anos do nascimento de Lobato, natural de Taubaté, interior de São Paulo, e representante do pré-modernismo brasileiro.
Tia Nastácia, Narizinho, Emília, Pedrinho, Visconde de Sabugosa… Quem não conhece esses cômicos personagens e suas aventuras pelo sítio? Todos conhecem, mesmo que nunca tenham folheado um livro de Lobato.

 As criações desse genial autor marcaram gerações e ainda estão presentes na vida das gerações posteriores, pois “Sítio do Picapau Amarelo”, sua maior obra, é um clássico e, por tal, permanece sempre atual. Está imensamente popularizado no Brasil e foi muito bem adaptado para a televisão e transmitido em outros meios de comunicação, transformando-se em parte do imaginário coletivo.

“Lobato tinha a preocupação de falar de nossa identidade, nossa brasilidade, nossas lendas […]” afirmou João Luís Ceccantini, pesquisador de literatura infantojuvenil e co-autor do livro “Monteiro Lobato e o leitor de hoje”. Mais do que isso, Lobato foi um autor que sabia costurar bem o conhecimento e a fantasia, trazendo, por exemplo, Dom Quixote para a irreverente Emília, e apresentando a mitologia grega e outras obras literárias e poéticas para as crianças.

Como uma homenagem ao autor, o Clube de Livros disponibiliza quatro obras em PDF para download. Os convidamos a ler conosco e mergulharem no universo de Monteiro Lobato, o fundador da literatura infantojuvenil brasileira.
– Histórias da Tia Nastácia (1937):

http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/Estorias_miniweb/lobato/Historias_de_Tia_Nastacia.pdf

– Caçadas de Pedrinho (1933):

http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/Estorias_miniweb/lobato/Vol3_Cacadas-de_Pedrinho.pdf

– A chave do tamanho (1942):

http://files.pedagogiahorizonte.webnode.com/200000485-a8e6aa9ded/a%20chave%20do%20tamanho%20(monteiro%20lobato).pdf

– Emília no país da gramática (1934):

http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/Estorias_miniweb/lobato/Emilia_No_Pais_Da_Gramatica.pdf

Facebook Comments

Um comentário em “DICAS | Monteiro Lobato – Dia Nacional do Livro Infantil

  • 1 de maio de 2017 em 17:15
    Permalink

    Excelente fonte de informação 👏👏

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: